Nos dias 6, 7 e 8 de julho, o Grupo de Trabalho TV em Transição (GTVT) participou ativamente do II Encontro Integrado de Pesquisas em Comunicação, o II Integracomuni, organizado pelos discentes 2011.1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. O evento teve o professor Felipe Trotta como coordenador geral e objetivou integrar docentes e alunos de programas de mestrado e doutorado em comunicação nas regiões norte e nordeste.
O GTVT foi representado em cinco sessões temáticas e uma mesa redonda, totalizando sete publicações. A pesquisa de Lívia Cirne (em coautoria com Marcelo Fernandes), Ferramenta de autoria para construção de interatividade na TV digital no contexto de reconfiguração da atividade jornalística, agrupada na sessão Estudos sobre autoria, abrangendo reflexões referentes à TV digital, cinema, pirataria e música, abriu as discussões dos grupos de trabalho do II Integracomuni, no dia 6. Simultaneamente, no auditório do PPGCOM, aconteceu a sessão Televisão, cinema e novas tecnologias, com temas tangentes à linguagem, ao consumo, à construção de narrativas e à reconfiguração de práticas sociais, trazendo o trabalho de Pollyanna Melo, Do analógico ao digital: o consumo de bens simbólicos e materiais na televisão. Após o intervalo, na sala Publicidade, Marcela Chacel apresentou Narrativas transmidiáticas como ferramentas de comunicação entre marcas e consumidores. Em paralelo, no GT Mídias sociais, twitter, Flávia Estevão contribuiu com o paper Comunicação digital: por uma cultura da interação, muito além da “interatividade” e Rodrigo Édipo recuperou a manifestação do boato que pautou os noticiários pernambucanos no mês de maio, com #Tapacurá: desinformação na sociedade da informação e o caos urbano.
No dia 7, pela manhã, a professora Yvana Fechine participou da mesa redonda Mídia e Linguagem, apresentando o experimento interdisciplinar em televisão digital, desenvolvido em parceria com um professor e um mestrando do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin/UFPE). Por fim, no dia 8, a sessão que tratou de temas relacionados aos estudos do Telejornalismo trouxe o trabalho de Talita Diniz: "Onde está você Fátima Bernardes?”: os limites da intimidade no Jornal Nacional.
A diversidade de referenciais teórico-metodológicos reunidos nos eixos temáticos do II Integracomuni possibilitou um rico espaço de aprofundamento e trocas sobre os objetos de pesquisas estudados pelos membros do Grupo de Trabalho TV em Transição.
Em tempo...
Com a apresentação de três artigos, o Grupo de Trabalho TV em Transição participou do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o Intercom Nordeste, que aconteceu do dia 15 a 17 de junho, no Centro Universitário Cesmac, em Maceió, Alagoas.
Confira os títulos dos papers aprovados:
(In)conclusões sobre a narrativa transmídia no jornalismo: sobre o que pode ser e o que se deseja. (Talita Rampazzo Diniz)
Transformações na publicidade, transmedia storytelling e TV digital: em busca de um novo formato. (Marcela Chacel e Lívia Cirne)
TV digital, uma questão de linguagem: a comunicação na era da convergência. (Pollyanna Melo)
Por @tvemtransicao