Intercâmbios de estudos e ideias sobre o universo televisivo. Este é o tema do seminário internacional Estudos de Televisão: Diálogos Brasil-Portugal, que o Globo Universidade promove nos dias 19 e 20 de outubro na Casa da Ciência/UFRJ. O evento tem como objetivos: a troca de experiência entre os dois países, mapear tópicos para futuras pesquisas em conjunto, tratar de assuntos atuais como a televisão digital e convergência de mídias. No último dia, haverá o lançamento da coletânea ‘Estudos de Televisão: Diálogos Brasil-Portugal’ (Editora Sulina). O evento é gratuito, aberto ao público e as inscrições serão feitas nos dias do seminário, de acordo com a ordem de chegada e capacidade do auditório.
Ao longo dos dois dias de seminário, mestres e doutores vão debater temas como “Tendências do telejornalismo brasileiro no início do século XXI”, “Pesquisa em televisão digital no Brasil” e “A recepção transmidiática da ficção televisiva”, entre outros. De Portugal, estarão presentes Francisco Rui Cádima, Professor da Universidade Nova de Lisboa (DCC-FCSH), e Eduardo Cintra Torres, Doutorado em Sociologia (Universidade de Lisboa, 2010). Do Brasil, representantes de universidades do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Pernambuco vão compor as mesas de debate. De Pernambuco, a professora Yvana Fechine, coordenadora do Grupo de Trabalho TV em Transição, discorrerá sobre a experiência interdisciplinar envolvendo dois pesquisadores do GT.
Estudos de Televisão: Diálogos Brasil-Portugal
Local: Casa da Ciência/UFRJ – Rua Lauro Müller, número 3 – Botafogo.
Data: 19 e 20 de outubro de 2011.
Organização: João Freire Filho (ECO/UFRJ) e Gabriela Borges (UAlg).
Apoio: Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ; Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve;
Realização: Globo Universidade
Programação:
Dia 19 de outubro (quarta-feira)
9h – Credenciamento
9h45 – Abertura: João Freire Filho (PPGCOM/UFRJ).
Mesa 1
10h às 12h30
Itania Gomes (UFBA) – Tendências do telejornalismo brasileiro no início do século XXI: telejornalismo popular e infotainment.
Eduardo Cintra Torres (UCP) – Representações da multidão política na televisão.
Moderadora: Andréa França (PUC-RJ).
Mesa 2
14h30 às 17h
Veneza Ronsini (UFSM) – Apontamento sobre a categoria classe social em um estudo de recepção.
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP) – A recepção transmidiática da ficção televisiva: novas questões de pesquisa.
Moderadora: Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ).
Dia 20 de Outubro (quinta-feira)
Mesa 1
10h às 12h30
Gabriela Borges (UAlg) – A qualidade do canal 2: percursos teóricos e metodológicos de investigação.
Yvana Fechine (UFPE) – Pesquisa em televisão digital no Brasil: uma experiência interdisciplinar.
Francisco Rui Cádima (UNL) – Reflexão sobre a televisão pública europeia no contexto de transição para o digital.
Moderadora: Fátima Régis (UERJ).
Mesa 2
14h30 às 17h30
Maria Carmen Jacob (UFBA) – Criadores de ficção seriada televisiva aqui e acolá. Desafios criativos de roteiristas de telenovelas.
Arlindo Machado (PUC-SP e ECA/USP) – A invenção da televisão brasileira.
João Freire Filho (ECO/UFRJ) – Existir aos olhos dos outros: reality shows, as “aventuras autênticas” de indivíduos em busca de reconhecimento.
Moderador: Bruno Campanela (UFF).
17h45 às 20h – Coquetel de lançamento da coletânea Estudos de Televisão: Diálogos Brasil-Portugal (Editora Sulina). O sumário e apresentação do livro podem ser conferidos em aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário